Terça-Feira , 27 Junho 2017

 

Trinta e dois estudantes do Colégio Solares, na Pituba, participaram, na manhã desta terça-feira (12), de mais uma palestra educativa do projeto “Crianças Condutoras do Futuro”, promovido pela Gerência de Educação para Trânsito (Gedut/Transalvador). A ação, que conta com a presença de agentes do órgão e pedagogos, percorre escolas públicas e particulares de Salvador transmitindo noções preliminares de conduta e respeito às leis de trânsito.

 

"Independente de o trabalho acontecer em escola pública ou particular, nossa maior preocupação é transmitir os princípios de educação para o trânsito da melhor maneira possível. Antes de apresentar a palestra, buscamos conhecer a localidade em que a criança está inserida, de modo a utilizar elementos da realidade daquele estudante", conta Marluzi Moreira, pedagoga que integra o projeto.

 

Dentre as lições passadas para as crianças pelo projeto está o posicionamento dos pequenos de até quatro anos em cadeirinhas, e de até dez anos no banco traseiro do veículo. Os menores tiveram acesso ainda a informações acerca da melhor forma de atravessar a rua: sempre na faixa de pedestres e conduzindo as crianças pelo pulso, nunca pelas mãos. As atividades são realizadas em centros de ensino de toda a capital baiana.

 

A seleção das escolas é realizada de acordo com o perfil acadêmico dos alunos, distribuindo o conteúdo a ser repassado conforme a faixa etária. "Achei bem legal aprender as regras para atravessar a rua e sobre não poder sentar no banco da frente do carro antes de completar 10 anos. Também descobrimos que o cachorro precisa ficar no colo e no banco traseiro, para não incomodar quem está dirigindo", lembra a estudante Laura Mikulski, de 6 anos, aluna do primeiro ano.

 

"Considero o projeto uma ação de suma importância, principalmente por ter dentre suas finalidades o poder de sinalizar para as crianças a importância de conhecer as regras desde cedo. Dessa forma, o adulto, no futuro, terá uma visão muito mais apurada, diferente do que percebemos hoje nas ruas, com pessoas sem autocontrole e sem formação alguma para dirigir um veículo. Investindo na criança teremos um adulto mais consciente dos seus direitos e deveres com a sociedade", informa a coordenadora da escola, Débora Costa e Silva.

 

Instituições particulares devem realizar agendamento com a Gedut por meio do telefone 3202-9063/9163. Os colégios municipais são selecionados pelo próprio órgão de trânsito.