Quinta-Feira , 17 Agosto 2017

 

A população de Salvador ganha mais um posto de recadastramento biométrico do eleitor, localizado na Cidade Baixa. A estrutura, instalada no Bahia Outlet Center, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (10) pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, acompanhados do vice-prefeito Bruno Reis; da diretora do centro de compras, Rosemma Maluf; demais gestores municipais, autoridades, imprensa e moradores da região. O posto é o nono em funcionamento através de parceria entre a Prefeitura e o TRE-BA.

 

Com apoio também do estabelecimento comercial, o novo posto fica na Rua do Uruguai, 753, no bairro do Uruguai, e dispõe de seis guichês – o sétimo deverá ser instalado nos próximos dias. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O atendimento é feito através de agendamento prévio, com novas vagas oferecidas todas as sextas-feiras através do site do tribunal, no endereço www.tre-ba.jus.br.

 

Na ocasião, o prefeito aproveitou para fazer o recadastramento e recebeu o título na mesma hora. “Foi um processo muito rápido, com duração em torno de cinco minutos, atendimento rápido e de qualidade. O desejo é de ampliar ainda mais esse serviço, em parceria com o TRE-BA, de maneira a facilitar esse acesso ao cidadão e permitir que todos possam fazer o recadastramento o tanto antes, evitando filas de última hora”, pontuou.

 

Ele ainda chamou a atenção dos cidadãos sobre a importância de fazer o procedimento e da estimativa em ampliar ainda mais o serviço na cidade. “É importante que todos façam. Lembramos que esse é um importante exercício de cidadania, é essencial o papel do eleitor no aperfeiçoamento do processo eleitoral do Brasil, para evitar ainda mais as fraudes”, completou ACM Neto.

 

O desembargador Rotondano salientou o apoio da administração municipal na ampliação do serviço em Salvador. “O TRE-BA, assim como outros órgãos, passa por dificuldades, principalmente com pessoal. Esse apoio que a Prefeitura tem dado com material, espaço, pessoal e demais estruturas é extremamente valioso não apenas para as instituições, mas essencialmente para o cidadão/eleitor, que é o destinatário final dos nossos serviços.”

 

Até o momento, a parceria entre a Prefeitura e o TRE-BA já disponibilizou a instalação de postos de recadastramento biométrico em oito unidades das Prefeituras-Bairro: Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Pau da Lima, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves e Valéria. A próxima estrutura prevista deverá ser entregue na região da Liberdade/São Caetano. O prazo para que os eleitores façam o procedimento termina no dia 31 de janeiro de 2018. De acordo com o tribunal, cerca de 500 mil eleitores passaram pelo procedimento na capital baiana.

 

Orientações – Antes de fazer o recadastramento biométrico, é necessário que o eleitor não tenha débitos com a Justiça Eleitoral. A pesquisa pode ser feita no site do TRE-BA e, caso tenha alguma pendência, a multa deve ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento no posto da Justiça Eleitoral.

 

Para fazer a biometria, que é gratuita, é necessário levar o RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor (opcional). Caso deixe de fazer o procedimento, o cidadão terá o título será cancelado. Além de não poder votar, a situação ocasiona a perda de diversos benefícios oferecidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família, assim como não poderá tirar passaporte ou ter o CPF suspenso, dentre outros prejuízos. A sanção é prevista pelo Código Eleitoral, artigo 7º.