Terça-Feira , 21 Novembro 2017

 

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) entrou na programação de ações pela mobilização do Outubro Rosa – campanha que visa alertar sobre a prevenção aos cânceres de mama e colo do útero. Até o fim do mês, carros compactadores com uma plotagem especial contendo rostos de mulheres garis vão circular por avenidas e bairros de Salvador a fim de atrair olhares para o combate às doenças.

 

De acordo com o presidente da Limpurb, Kaio Moraes, este ano a proposta foi além da mobilização pela saúde. “Este ano, embarcamos junto com as outras secretarias e ações e resolvemos fazer diferente. Além de destacar a importância pela prevenção do câncer de mama e do colo do útero, estamos valorizando o papel da mulher na vida e na limpeza urbana. A mulher possui um senso crítico apurado e vem galgando seu papel na sociedade”, afirmou.

 

Este é o segundo ano que a Limpurb participa da campanha usando seus equipamentos como forma de alertar o público feminino. No ano anterior, um carros plotado na cor rosa circulou por ruas e avenidas da cidade fazendo alusão à campanha. Atualmente, a capital baiana dispõe de 3.600 garis, sendo que deste total 451 profissionais são mulheres. 

 

“Ainda consideramos o efetivo feminino baixo na limpeza urbana e aos poucos estamos tentando mudar essa realidade. Nós pedimos às empresas que realizam o recrutamento para que abram cada vez mais as portas para elas, pois sabemos da sua força, atenção e olhar singulares sobre a nossa cidade”, enfatizou o presidente.

 

Programação – Esta semana, diversas atividades em prol da campanha Outubro Rosa estão previstas para ocorrer em vários pontos da cidade. O Caminhão Itinerante que realiza atendimentos e exames estará nesta terça-feira (10) no Subúrbio, e segue na quarta-feira (11) para São Cristóvão. As atividades no veículo ocorrem sempre das 8h às 16h.

 

O Shopping Salvador e a Estação da Lapa também contam com espaços para autocuidado das mamas, encaminhamento e triagem, com acompanhamento de enfermeiros e estudantes de enfermagem. Há, também, totens informativos sobre o câncer de mama e de colo de útero. Os estandes permanecerão nos locais até o dia 31 de outubro.

 

Tradicional na programação, o passeio ciclístico promovido pelo Salvador Vai de Bike no Dia de Mobilização de Combate ao Câncer de Mama será realizado no dia 29 de outubro, no Dique do Tororó, das 7h às 12h. Além do passeio, o público presente poderá contar com feira de serviços, uma ação de abraço simbólico e plantio de mudas de ipês.